Orgânicos: para um estilo de vida saudável na prevenção do câncer

A dieta pode desempenhar um papel crucial no risco de câncer. Padrões alimentares baseados principalmente no consumo de alimentos vegetais estão associados a um menor risco de doenças não transmissíveis, incluindo alguns tipos de câncer.

Os alimentos orgânicos, isentos de agrotóxicos, fertilizantes químicos, drogas veterinárias e processos de modificação genética, são considerados uma escolha saudável e sustentável. Além disso, eles têm menos impactos nocivos ao meio ambiente.

A alta frequência do consumo de alimentos orgânicos está associada à redução do risco de câncer, devido à menor exposição a resíduos de pesticidas e ao maior teor de nutrientes e compostos bioativos. Um estudo prospectivo revelou que maiores escores de alimentos orgânicos foram associados a uma dieta mais saudável, rica em fibras, proteínas e micronutrientes.

Diante desses resultados, concluiu-se que uma maior frequência no consumo de alimentos orgânicos foi associada a um risco reduzido de câncer.

Referência bibliográfica:
BAUDRY, J. et al. Association of Frequency of Organic Food Consumption With Cancer Risk. JAMA Intern Med; 178(12): 1597-1606, 2018

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *