Refeições em família e o impacto na qualidade da dieta no lar

O contexto alimentar infantil é amplo e abrange muitos aspectos além da qualidade e quantidade alimentar, prezando também por um ambiente que considere os aspectos emocionais.

A alimentação infantil é influenciada por diversos aspectos, e do ponto de vista da qualidade alimentar, a família é um elo importante, uma vez que refeições realizadas em família tendem a ser mais saudáveis e mais prazerosas.
Nesse contexto, uma pesquisa recém-publicada na European Journal of Pediatrics se propôs a investigar, em 1964 famílias com alto risco de desenvolver diabetes do tipo 2, a frequência de refeições em família, consumo alimentar e qualidade da dieta dos pais, e frequência e consumo alimentar das crianças.

Os resultados mostraram que a frequência das refeições em família está positivamente associada a melhores padrões de consumo alimentar (ou seja, maior ingestão de frutas e vegetais e redução do consumo de doces) em pais e filhos, e a qualidade da dieta dos pais mediou a associação entre a frequência das refeições em família e o consumo de alguns alimentos selecionados entre as crianças dessas famílias com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Na prática, sabemos o quanto o ambiente familiar pode determinar/influenciar a alimentação infantil, e conforme discutido pelos autores, mãe e pai são considerados modelos na definição de regras para a ingestão e hábitos alimentares das crianças.

Portanto, é importante intensificar as estratégias que valorizem o ambiente familiar no momento das refeições, e que favoreçam e estimulem o consumo de refeições equilibradas e de qualidade nutricional nesse contexto, visando estimular comportamento alimentar mais saudável nas crianças, contribuindo para a redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade infantil e diabetes tipo 2.

Referência:
Mahmood et al. European Journal of Pediatrics; 181:2523-2534, 2022

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *