Alimentação na gestação

A alimentação saudável durante a gestação é essencial para a saúde materna e da criança. Juntamente a uma boa nutrição materna, a saúde mental da gestante também é fundamental , como mostrou um estudo publicado na Frontiers in Cellular Neuroscience, que discutiu evidências sobre como o desequilíbrio alimentar na gestação pode afetar o desenvolvimento cerebral do feto, envolvendo um estado neuroinflamatório alterado subjacente a ativação imune materna, e o microbioma intestinal da mãe age como um mediador chave nesse processo, que também pode impactar na saúde mental materna.

Uma dieta rica em gorduras saturadas, trans e açúcares refinados contribui para a alteração do microbioma intestinal da mãe, favorecendo um quadro de endotoxemia que sustenta processos inflamatórios capazes de comprometer a saúde mental materna e o neurodesenvolvimento do feto – incluindo alteração da microglia, da função neurovascular e neuroplasticidade, aumentando os riscos para distúrbios cognitivos e emocionais.

Esse processo pode ser agravado pela deficiência materna de componentes nutricionais essenciais, como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, ácidos graxos poli-insaturados e compostos bioativos.

O estilo de vida materno aliado à dieta equilibrada é fundamental, incluindo a prática de atividade física e redução da exposição ao estresse e a contaminantes ambientais e alimentares.

Referências: Serpa, Teixeira; Marques. Nutrição Clínica Funcional: da fertilidade à gestação. VP Editora, 2018
Bordeleau et al. Front Cell Neurosci; 14: 612705, 2021.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *