O que alimenta e modula a nossa microbiota?

O estilo de vida alimenta e modula a microbiota intestinal, podendo influenciar sua expressão gênica.

Nos últimos anos, diversas pesquisas têm investigado a relação do intestino e da microbiota com os demais sistemas orgânicos, impactando sobre o estado de saúde e risco de doenças, uma vez que pode alterar aspectos como digestão, metabolismo, respostas imunes e estado pró-inflamatório.

Além do conhecido papel dos probióticos, fibras e água, estudos têm mostrado que outros fatores são fundamentais para a saúde da nossa microbiota intestinal, por exemplo, a ingestão de #prebióticos e a prática de exercícios físicos diários, que têm efeito positivo no aumento da diversidade da microbiota. 

Em relação aos fatores nutricionais, um interessante levantamento bibliográfico mostrou que diversas vitaminas modulam a composição e a atividade metabólica da microbiota intestinal, beneficiando o funcionamento normal da barreira intestinal, do sistema imunológico e antioxidante, o que reforça a importância da ingestão de uma alimentação saudável e variada, que forneça ótimas quantidades de vitaminas hidrossolúveis (como as do complexo B e vitamina C), vitaminas lipossolúveis (como as vitaminas A, D, E e K) e compostos bioativos. 

Vale lembrar que a composição da microbiota intestinal é influenciada por outros vários fatores como idade, genética, uso de fármacos, digestão e saúde emocional e, por isso, cabe ao nutricionista realizar uma anamnese detalhada que investigue, além do padrão alimentar, os antecedentes, gatilhos e mediadores, para o melhor acompanhamento do paciente vidando sua qualidade de vida pela saúde intestinal.  

Referências:
Singh et al. Front Microbiol;13:1103836, 2023; Gomaa. Antonie Van Leeuwenhoek; 113(12):2019-2040, 2020; Pham et al. Nutr Res; 95:35-53, 2021; Sen et al. Trends in Molecular Medicine; 27(Issue 10):935-945, 2021; Singh et al. Front Microbiol;13:1103836, 2023

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *