Vitamina A e massa óssea em criança

 Na infância, o aumento da massa óssea e o acúmulo de tecido ósseo são fundamentais para o pico de massa óssea em adultos. Manter e maximizar a saúde óssea nessa fase, portanto, é essencial para reduzir os riscos de osteoporose e fraturas na idade adulta.

Diversos fatores dietéticos influenciam a homeostase óssea, como a vitamina A, presente em vários alimentos. Cenoura, manga e abóbora são exemplos de fontes de carotenoides precursores da vitamina, como α-caroteno, β-caroteno e β-criptoxantina.

A vitamina A participa de diferentes estágios da osteogênese, aumentando a diferenciação dos osteoblastos, inibindo a mineralização óssea por meio da sinalização do receptor de ácido retinoico e regulando os peptídeos relacionados aos osteoblastos e osteoclastos.

Dentre os carotenoides, o β-caroteno tem ação antioxidante e sobre uma via do NFkB, protegendo as células ósseas contra radicais livres, osteoclastogênese e reabsorção óssea, o que, coletivamente, contribui para os efeitos protetores de carotenoides da dieta na saúde óssea.

Com base nesses dados, um estudo transversal com 426 crianças saudáveis de 6 a 9 anos avaliou a associação entre a concentração plasmática de retinol, a ingestão dietética de vitamina A e de carotenoides e o status mineral ósseo. Os resultados mostraram que a concentração plasmática adequada de retinol e uma maior ingestão de vitamina A e β-caroteno na dieta podem melhorar o status mineral ósseo das crianças.

Os autores ainda discutiram que o ácido retinoico e a 1,-25-hidroxivitamina D compartilham um receptor nuclear comum. Dessa forma, reforçaram nos resultados que a concentração plasmática adequada é a que se relacionou ao melhor status mineral ósseo, uma vez que, por outro lado, uma alta concentração plasmática de retinol pode reduzir a função da vitamina D, afetando negativamente a homeostase óssea.

Fonte:
Zhang et al. Nutrients; 14(21):4694, 2022.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *