Associação entre alergias e TDAH em crianças

  O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento com início na infância que se caracteriza por hiperatividade, impulsividade e/ou desatenção, podendo ser acompanhado por desequilíbrios emocionais e comportamentais.

    Condições alérgicas, incluindo alergia respiratória, cutânea e alimentar, podem ser comuns em crianças. É discutida na literatura a hipótese de que o TDAH pode ter relação com inflamação e respostas imunológicas, sugerindo uma ligação potencial entre alergias e TDAH. Biologicamente, um mecanismo proposto seria a liberação excessiva de citocinas sob condições alérgicas, com permeação de células imunes periféricas (como macrófagos) através da barreira hematoencefálica, que pode levar a alterações estruturais e funcionais em áreas específicas do cérebro e ter um possível papel no desenvolvimento de distúrbios nos padrões comportamentais de TDAH.  

     Uma análise de dados representativos de uma pesquisa de saúde realizada pelo National Health Interview Survey (NHIS) examinou a associação entre TDAH, alergia alimentar e outras condições alérgicas em 192.573 crianças norte-americanas de 4 a 17 anos,   e dessas, 15.376 crianças relataram diagnóstico positivo para TDAH, com  prevalência maior entre as crianças com alergias: 12,66% vs. 7,99% entre as crianças com e sem alergia alimentar; 12,16% vs. 7,63% entre crianças com e sem alergia respiratória; e 11,46% vs. 7. 83% entre crianças com e sem alergia cutânea, respectivamente. Diante desses resultados, os autores discutiram a possível associação significativa entre condições alérgicas comuns e risco paraTDAH em crianças, o que reforça a necessidade de avaliação e acompanhamento por uma equipe multiprofissonal, com importante papel do nutricionista.

Referência bibliográfica

XU, G. et al. Association of Food Allergy, Respiratory Allergy, and Skin Allergy with Attention Deficit/Hyperactivity Disorder among Children. Nutrients; 14(3): 474, 2022.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *