Saúde óssea na menopausa: nutrientes que vão além do cálcio

A osteopenia e a osteoporose são condições comuns no período pós-menopausa.

Com a mudança hormonal típica dessa fase da vida da mulher, marcada especialmente pela redução do estrogênio, a massa óssea sofre impactos, e o quadro de perda gradual dessa massa pode se instalar. Isso favorece um desgaste nas estruturas ósseas, que podem ficar mais vulneráveis a danos e fraturas de diferentes níveis de gravidade, diminuindo a qualidade de vida das mulheres com osteoporose, em especial.

O processo de mineralização óssea e sua manutenção envolve diversos fatores, incluindo prática de atividade física e alimentação saudável.

Apesar do cálcio ser muito estudado e conhecido como um mineral essencial aos ossos, outros vários nutrientes são fundamentais para que a mineralização óssea aconteça de forma saudável e adequada:

Minerais: magnésio, cobre, zinco, manganês, cálcio, potássio, boro, silício;
Vitaminas: D, K, E, C, B12, B6 e B9
Aminoácidos e peptídeos
Ômega-3

Esses nutrientes vão agir em diversos aspectos da mineralização óssea, como interação com o cálcio, para que seja adequadamente absorvido e fixado nos ossos; incorporação de colágeno e elastina à matriz óssea; aumento de osteoblastos; manutenção da integridade e resistência da estrutura óssea; equilíbrio ácido-básico; redução da produção de citocinas inflamatórias; entre outros.

A obtenção desses nutrientes por meio da alimentação é fundamental, portanto, deve-se priorizar o consumo de alimentos fonte, como frutas, vegetais em geral, cereais e sementes integrais, oleaginosas, azeite de oliva extravirgem, peixes e ovos.

Além disso, devido ao processo inflamatório que acompanha a fisiopatogenia da osteoporose, esse perfil alimentar mais natural e saudável pode contribuir com a ação anti-inflamatória e antioxidante, devido à presença desses nutrientes e, também, de compostos bioativos!

Fonte: Nutrients; 14(3):523, 2022; Souza, Baptistella, Paschoal. Nutrientes aplicados à prática clínica. VP editora, 2018.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *