Diferença entre dieta nórdica e mediterrânea

Ambas priorizam o consumo de grãos integrais, frutas e vegetais frescos, pães e massas integrais, nuts, laticínios de baixo teor de lipídios, vinho tinto moderadamente e prática regular de atividade física. O percentual de carboidratos não ultrapassa 45%, de lipídios 35 a 45%, e de proteínas 15-18% do valor calórico da dieta.

O consumo de carne vermelha, rica em ácido araquidônico (inflamatório), é reduzido (poucas vezes no mês) e o de peixes e frutos do mar estimulado. Estimula-se o uso de gorduras de boa qualidade, como o azeite de oliva, abacate e nuts.

A principal diferença entre a dieta mediterrânea e a Nórdica é a fonte de gordura. Na mediterrânea, o azeite é o ator principal. Na Nórdica o principal óleo é o da colza (canola). Ambos são ricos em ácido oleico, antiinflamatório e modulador de insulina.

Contudo, os estudos apresentam melhores resultados com a dieta mediterrânea, apesar de ambas serem parecidas. Essa diferença pode estar acontecendo pelo óleo de canola, que apesar de ter uma boa composição química, é um óleo ultraprocessado e sintetizado à partir de uma planta transgênica e sintética (colza). Ou seja, não adianta olhar APENAS a composição química de um alimento. É preciso avaliar vários fatores, incluindo forma de metabolização, o grau de industrialização e os compostos bioativos associados.

Resumindo: para tratar síndrome metabólica a dieta mediterrânea é a campeã, mais fácil de ser seguida em longo prazo e altamente anti-inflamatória. Ninguém precisa se matar cortando alimentos ou nutrientes! Isso vale para a vida.

Uma alimentação saudável deve conter fitoquímicos, gorduras de boa qualidade, fibras e não ser restritiva, mas sim INCLUSIVA! Lembre-se: mais importante do que o que você retira da dieta é o que você ACRESCENTA nela!

Ref: CASTRO-BARQUERO, S.; RUIZ-LEÓN, A.M.; SIERRA-PÉREZ, M. et al. Dietary strategies for metabolic syndrome: a comprehensive review. Nutrients; 12:2983-3003, 2020.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *