Dieta vegana e Crossfit

O CrossFit é um treinamento de alta intensidade que ganhou popularidade nos últimos anos, fornecendo benefícios semelhantes aos programas de treinamento mais tradicionais com menos comprometimento de tempo. Nesse sentido, intervenções nutricionais que visem a melhora dos resultados são fundamentais.

Um estudo com 20 praticantes de crossfit moderadamente treinados buscou avaliar os efeitos de uma dieta vegana ou dieta mista tradicional, consumida por 4 semanas, no desempenho, eficiência do treinamento e índices bioquímicos sanguíneos, durante um treinamento funcional de alta intensidade.

Os resultados mostraram que após o período de intervenção, o grupo que recebeu dieta vegana obteve melhora significativa no número de repetições realizadas (com carga correspondente a 70% de 1RM) no movimento DeadLift, bem como melhora no movimento Wall ball.

Não foram observadas diferenças significantes nos demais parâmetros avaliados, mas apesar disso, os autores discutiram que uma dieta vegana adequadamente planejada não afeta negativamente o potencial hematológico, perfil lipídico ou marcadores de atividade hepática, metabolismo do ferro e estado nutricional, ou concentrações de glicose, ureia e creatinina, e que poderia ser uma alternativa à dieta mista para exercícios funcionais para praticantes de CrossFit.

Mais estudos são necessários e, vale lembrar, que dietas plant-based também podem exercer outros efeitos fisiológicos, como modulação da inflamação e o estresse oxidativo no exercício por meio de fontes de compostos bioativos e micronutrientes com essas funções. A avaliação individualizada é fundamental para o direcionamento das condutas adequadas a cada caso, visando o desempenho e a saúde.

Referência:
Durkalec-Michalski et al. Nutrients; 14(4):894, 2022.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *