Açafrão e treinamento de resistência: potenciais na redução da inflamação

O treinamento físico para o público idoso, aliado à alimentação saudável, se faz necessário pelas diversas mudanças metabólicas e estruturais que passam a acontecer nessa idade, incluindo perda de musculatura, mudanças no metabolismo de glicose e aumento do risco de comorbidades, como a hipertensão, que juntamente com estado inflamatório pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Nesse sentido, um ensaio clínico com duração e 12 semanas avaliou os efeitos combinados ou independentes do treinamento de resistência e da suplementação de açafrão (Crocus sativus L., 200mg/dia) em marcadores de inflamação e perfil lipídico, que foram medidos no início e após o período de intervenção.

O grupo com a combinação entre treinamento + açafrão foi o que apresentou as reduções mais significantes nos marcadores inflamatórios MCP-1 e IL-6.

Em relação ao perfil lipídico, todos os grupos, exceto o grupo controle, apresentou redução significante de colesterol total e aumento da fração HDL.

Os resultados levantam a hipótese de que o efeito combinado do açafrão com o treinamento de resistência pode contribuir para a melhora do estado inflamatório relacionado à hipertensão, com potencial para auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares atreladas a esse quadro.

Vale lembrar que mais estudos são necessários para dar continuidade à investigação desses efeitos e que a alimentação deve ser sempre individualizada e variada em diferentes fontes alimentares de compostos ativos anti-inflamatórios, valorizando alimentos da biodiversidade e a aliança com estilo de vida saudável e com a prática de atividade física, pontos chaves para a longevidade com vitalidade positiva!

Referência: Mojtahedi, S. et al. Exp Gerontol; 162:111756, 2022.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *