Cúrcuma (açafrão-da-terra) contribui com a perda de peso? 

A cúrcuma (Curcuma longa) pode ser utilizada para controle do colesterol, menor formação das placas de gorduras nas artérias, diminuição de dores osteoarticulares, melhora de quadros depressivos, redução de danos ao fígado induzidos pela gordura excessiva ou outros agentes tóxicos, etc. A lista de benefícios do uso da cúrcuma é imensa!

Nesta revisão de literatura, verificou-se que a suplementação de curcumina (substância ativa da cúrcuma) em doses e formas variadas (acima de 1.000 mg; curcuminoides ou fitossomo) levou à diminuição do gordura corporal e visceral (a mais perigosa para a saúde).

O uso da cúrcuma enquanto alimento exerce efeitos bem menores, devido à necessidade de doses mais altas (cerca de 1 colher de sopa ao dia), que dificilmente são alcançadas. No entanto, a ideia da alimentação – e mesmo da suplementação – não é de se ter um alimento milagroso, mas sim de juntar forças: cúrcuma, gengibre, chá verde, pimentas, proteínas, fibras, ajuste calórico… Um bom planejamento alimentar é a solução.

Atenção: a curcumina pode interagir com medicamentos, especialmente de uso em doenças reumatológicas e quimioterapia, diminuindo ou aumentando seus efeitos, mas outras interações são possíveis. Não suplemente sem acompanhamento profissional!

Referência:  ALSHARIF, F.J.; ALMUHTADI, Y.A. The effect on curcumin supplementation on anthropometric measures among Overweight or obese adults. Nutrients; (2): 680, 2021. 

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *