Segurança e eficácia dos suplementos termogênicos na perda de peso

Os termogênicos pertencem basicamente a uma das classes: aqueles que geram estímulo de catecolaminas (epinefrina/adrenalina e norepinefrina) e por isso são perigosos e não recomendados e, aqueles que não surtem efeito na perda de peso.

A termogênese é um processo natural, que consiste na utilização de energia para produzir calor. De forma resumida, quanto mais calor você produz, mais calorias “gasta”. Parece um excelente negócio, não fosse um pequeno detalhe: os estimulantes alimentares/suplementos para termogênese não conseguem aumentá-la em mais de 5%, a menos que se estimule catecolaminas e se mexa com os sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso. Mas daí os riscos são enormes: parada cardíaca, aumento de frequência cardíaca, arritmias, aumento de pressão arterial, morte súbita, entre outros. Ou seja: o crime não compensa. Afinal, quem não se lembra da proibição da efedrina em função das mortes ocasionadas?

Muitos estudos têm demonstrado a ineficácia dos suplementos termogênicos em aumentar o metabolismo. Deixo aqui para vocês uma referência recente que mostra isso e conclui que para aumentar o gasto calórico o velho combo alimentação adequada + atividade física ainda é mais eficaz. Lembrando que atividade física gera muito mais estímulo termogênico, afinal os músculos são ricos em mitocôndrias, onde tudo acontece.

Referência: WELCH & CLARK, 2021. Comparing effectiveness of fat burners and thermogenic supplements to diet and exercise for weight loss and cardiometabolic health: Systematic review and meta-analysis. Nutrition and Health 1–15. DOI:10.1177/0260106020982362

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *