Nutrientes para a tireoide

Quando se fala em nutrientes para o funcionamento da tireoide, um dos primeiros a ser citado é o iodo, o qual, de fato, possui papel importante na função tireoidiana.
Porém, diversos outros nutrientes são fundamentais para o adequado funcionamento tireoidiano.

Cada nutriente pode exercer de uma a inúmeras funções na tireoide, desde proteção da glândula à conversão dos hormônios.

A literatura tem respaldado sobre as deficiências nutricionais levando a alterações no funcionamento da tireoide, por exemplo, a anemia ferropriva pode levar ao hipotireoidismo; a deficiência de selênio e zinco pode aumentar a sensibilidade da tireoide a danos celulares e desequilíbrios na conversão dos hormônios; e a hipovitaminose D pode estar associada a processos autoimunes na tireoide.

O nutricionista precisa ter um olhar integrativo, avaliando cada caso individualmente com uma anamnese precisa e detalhada que possibilite identificar deficiências nutricionais, e demais sinais e sintomas que possam estar relacionados à desequilíbrios tireoidianos.

É fundamental, além dos ajustes nutricionais, que se considere o estilo de vida do paciente e fatores como a exposição a poluentes, toxinas e metais pesados, prática de atividade física, estresse, tabagismo e funcionamento intestinal.

Referência: Talebi et al. Biol Trace Elem Res; 197(1):1-14, 2020; Pereira et al. RRS-FESGO; 3(2):91-99, 2020; Souza, Baptistella, Paschoal. Nutrientes aplicados à prática clínica. VP editora, 2018.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *