Metanálise: alimentos, óxido nítrico e exercícios de resistência

O óxido nítrico (NO) é uma molécula sinalizadora que está envolvida em vários processos fisiológicos, incluindo contração do músculo esquelético, função endotelial, biogênese mitocondrial, reparo muscular e defesas antioxidantes.

Por ser importante durante o exercício, particularmente o exercício aeróbico, há um interesse considerável em aumentar a produção de NO para melhorar o desempenho do exercício de resistência. Dessa forma, alimentos contendo compostos (como nitrato, L-citrulina, L-arginina, polifenois) que podem promover a síntese e a biodisponibilidade de NO têm sido cada vez mais estudados.

Um estudo de revisão de ensaios clínicos e meta-análise de 118 estudos levantou a hipótese que o consumo de alimentos contendo compostos envolvidos na biodisponibilidade do óxido nítrico pode proporcionar efeitos benéficos para o desempenho do exercício de resistência.

Dentre os alimentos ricos em nitrato, observaram destaque para a beterraba e, para as fontes de polifenois, para as uvas, beterraba, cereja Montmorency e romã, os quais forneceram benefícios triviais ao desempenho de exercícios de resistência. Alfarroba, Rhodiola rosea, Spirulina platensis e erva-mate também mostraram efeitos promissores em estudos únicos, justificando uma investigação mais aprofundada.

Por outro lado, o consumo de alimentos ricos em L-citrulina, atualmente limitado apenas aos estudos de suco de melancia, não parece afetar o desempenho.

Mais estudos devem ser conduzidos para otimizar protocolos de consumo desses alimentos e para esclarecer fatores individuais e relacionados ao teste (como a intensidade) que influenciam as respostas em exercícios de resistência.

Fonte:
D’Unienville et al. Journal of the International Society of Sports Nutrition; 18, 2021.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *