Eixo intestino-cérebro e depressão 

Nos últimos anos inúmeras pesquisas apontam sobre a relação entre o intestino e o cérebro, no que chamamos de eixo intestino-cérebro ou eixo microbiota-intestino-cérebro. 

O intestino e o cérebro podem se comunicar por pelo menos 8 formas diferentes. E quando um desses órgãos não está funcionando bem, o outro pode ser afetado.

Um exemplo disso são pessoas com sintomas depressivos. Inúmeros estudos evidenciam que pacientes com depressão possuem alteração na microbiota intestinal (chamada de disbiose).

Por outro lado, modular o intestino pode ajudar a melhorar os sintomas depressivos. Já temos vários estudos que sugerem que o uso de probióticos podem melhorar o humor.

Porém, vale destacar que o uso de probióticos não é a única forma de modular o intestino. Além disso, o uso de probióticos entra como um aliado para a melhora dos sintomas. Outras estratégias nutricionais também são importantes. Além disso, se a pessoa tiver a doença diagnosticada, também é importante consultar um psicólogo e um psiquiatra.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *