Creatina & saúde da mulher

A creatina é um suplemento amplamente estudado, sendo um produto essencial para a reação da creatina quinase para catalisar a produção de trifosfato de adenosina (ATP) a partir de creatina e fosfocreatina (PCr).

As concentrações de creatina no sistema nervoso central também são notáveis, o que pode apoiar a possibilidade de função neural nas adaptações ao exercício.

Nesse sentido, um estudo de revisão supôs a atividade da creatina em diferentes ciclos da vida da mulher, mostrando alguns efeitos em potencial relacionados ao sistema nervoso central, reduzindo a fadiga mental e melhorando o humor e o desempenho cognitivo.

O uso de creatina demonstrou melhorias nos níveis de PCr muscular e cerebral, o que poderia contribuir para melhorias no desempenho no exercício e nos níveis de energia cerebral. Quando combinada com treinamento de resistência, a creatina pode ter benefícios no tamanho e função muscular e na densidade mineral óssea, particularmente em mulheres na pós-menopausa.

Com as mudanças na homeostase da creatina ao longo do ciclo de vida, particularmente no que se refere ao estrogênio, a suplementação de creatina parece fornecer benefícios potenciais para as mulheres.

Mais estudos são necessários e o nutricionista deve avaliar a necessidade individualizada de utilização, sinais e sintomas, e adequação de dosagens no início e durante a suplementação como possível complemento de uma alimentação equilibrada e saudável com foco na qualidade de vida.

Referência: SMITH-RYAN, A. et al. Nutrients; 13(3):877, 2021.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *