Vitaminas B9 e B12 e função cognitiva

As vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento adequado do organismo, incluindo a saúde cerebral, atuando em células neurais.
Evidências científicas pontuam que a carência das B12 e B9 está relacionada a alterações de respostas cognitivas.

Uma pesquisa transversal publicada no The American Journal of Clinical Nutrition teve como objetivo observar o consumo de suplemento dietético e ingestão dietética habitual das vitaminas B12 e folato, analisar suas concentrações e também de ácido metilmalônico (AMM) e correlacionar estes parâmetros ao desempenho cognitivo de 2867 adultos acima de 60 anos.

Os dados mostraram indivíduos com baixa performance cognitiva eram mais propensos a usarem suplementos de vitamina B12 e folato e tinham menor concentração sérica dessas vitaminas. Aqueles com concentrações altas a normais dessas vitaminas e/ou níveis normais de AMM apresentaram menores chances de baixa performance cognitiva.

O estudo ressalta que o status insuficiente de vitamina B12 entre esses indivíduos, apesar da ingestão de suplementos, pode indicar dificuldades em absorver adequadamente a vitamina B12 que pode ser decorrente de redução de fator intrínseco, além de outras alterações gastrointestinais.

Destaca, ainda, a necessidade de atenção à função renal em casos de altos níveis de folato e baixos níveis de vitamina B12. A deficiência de B12 e sua má absorção podem ocasionar aumento de AMM (relacionado à função renal) na urina e no plasma e prejuízo neurológico.

Dessa forma, na prática, é importante acompanhar os exames laboratoriais identificar deficiências e direcionar condutas para corrigi-las, considerando a integração entre saúde gastrointestinal, renal e cerebral.

Referência: Samson et al. Am J Clin Nutr; 00:1-12, 2022.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *