Uso de colágeno e envelhecimento da pele

Parece que cada vez mais temos documentações positivas sobre a utilização dos peptídeos de colágeno na pele.

Como sempre digo em aulas, sejamos críticos conscientes, observe a clínica e pratique; é na união dos dados científicos com a prática e observação que irá perceber o caminho a percorrer com o paciente.

Que sejamos exigentes e ávidos por bons estudos e cabe lembrar que se ninguém faz nada (ou faz pouco) sozinho o colágeno também não. Nutrientes devem ser associados para garantir melhor resultado.

Estudo: Evidências sobre os efeitos da suplementação de colágeno hidrolisado na pele humana por meio de uma revisão sistemática seguida de uma metanálise de ensaios clínicos com foco no processo de envelhecimento da pele. 

Com base nos resultados, a ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento da pele, pois reduz rugas e melhora a elasticidade e hidratação da pele.  

Exija, mas estude!!

Temos várias revisões sistemáticas e estudos que nos levam a muitas descobertas, mas também temos sinalizações moleculares ainda não justificadas e assim construímos e estudamos.

A ciência é assim: cada dia uma descoberta e uma mudança e que maravilha.

Referência: MIRANDA, R.B. et al. Effects of hydrolyzed collagen supplementation on skin aging: a systematic review and meta-analysis. Int J Dermatol, 2021.  

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *