Gengibre e doença hepática gordurosa: evidências recentes de uma metanálise

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das mais comuns, e apresenta relação com outras condições como obesidade, resistência à insulina, e síndrome metabólica.
O acúmulo de lipídeos nas células hepáticas pode atingir níveis tóxicos, gerando aumento do estresse oxidativo associado à lesão mitocondrial, peroxidação lipídica e danos ao tecido hepático, com inflamação e, em casos mais graves, fibrose.
Nesse sentido, estratégias com compostos antioxidantes e anti-inflamatórios são promissoras, reduzindo o risco da doença e de seus acometimentos à saúde.
O gengibre é uma raiz muito utilizada em todo o mundo e apresenta grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, além de efeitos hipolipemiantes e de sensibilização da insulina.
Uma recente metanálise de estudos in vivo e ensaios clínicos avaliou o efeito do gengibre na DHGNA e evidenciou sua eficácia na melhora de vários parâmetros como redução dos níveis hepáticos e séricos de colesterol total e de triglicerídeos, redução dos níveis séricos de LDL, glicose em jejum, malondialdeído (marcador de estresse oxidativo) e das enzimas hepáticas ALT e AST, bem como melhora dos níveis hepáticos das enzimas antioxidantes catalase e superóxido dismutase.
Os mecanismos propostos incluem a expressão de enzimas antioxidantes, reduzindo a geração de espécies reativas de oxigênio, melhora da sensibilidade à insulina e atividade hipolipidêmica, auxiliando na redução da gordura hepática. Os autores discutem que futuros ensaios clínicos são necessários para direcionar a aplicação clínica do gengibre nesses casos.

Referência bibliográfica:

Samadi, M. et al. Chemical characterization of non-psychoactive Cannabis sativa L. extracts, in vitro antiproliferative activity and induction of apoptosis in chronic myelogenous leukaemia cancer cells. Phytother Res; 2022. doi: 10.1002/ptr.7390.

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *