Consumo de kiwis e pressão arterial

O consumo de frutas é um dos hábitos alimentares mais recomendados por autoridades do mundo inteiro. E esse hábito pode trazer vários benefícios à saúde.

Hoje trago esse artigo publicado dia 28 e junho desse ano. Nesse estudo, os autores recrutaram 44 pessoas que dividiram ela em dois grupos. Um grupo adicionou 2 kiwis no seu café da manhã, enquanto que o outro grupo não consumiu essa fruta. Isso por 7 semanas.

Após as 7 semanas, o grupo que consumiu kiwi diminuiu, de forma estatística, a pressão arterial sistólica (média de diminuição de 2,7 mmHg). E não houve nenhuma alteração em glicemia, insulina ou triglicerídeo. Ou seja, adicionar frutas não impactou (de forma negativa e nem positiva) nesse controle glicêmico.

Claro que é um estudo pequeno e que deve ser interpretado com cautela. Mas porque não aumentar o consumo de kiwi na alimentação, não é mesmo??

Referência: Monro, J.; et al. Nutrients., 14, 2678, 2022. Metabolic and Blood Pressure Effects of Consuming Two Kiwifruit Daily for 7 Weeks: A Randomised Controlled Trial

Artigos relacionados

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *